O Governo cubano oferece, desde 1999, estas bolsas de estudo, através de várias organizações brasileiras, entre as quais o Partido dos Trabalhadores. As bolsas cobrem todos os gastos com o curso, alojamento e alimentação, além de incluírem uma pequena ajuda de custo. Ficam a cargo do/da estudante as passagens aéreas, tanto agora, quanto durante o curso.
Trata-se de um processo pré-seletivo. Ou seja: a seleção final é feita pelo governo cubano. A pré-seleção não gera direito adquirido, mas apenas relaciona as pessoas que serão submetidas ao processo seletivo final.
Os pré-requisitos definidos por Cuba (os dois primeiros) e pelo PT (os dois últimos) para participar da pré-seleção são:
- ter no máximo 25 anos no momento de iniciar o processo seletivo;- ter concluído o ensino médio (ou equivalente), com obrigatoriedade das matérias de Biologia, Física e Química em todos os anos;
Esta documentação deve ser postada no correio até o dia 30 de janeiro, sem prorrogação. Ainda assim, a Secretaria de Relações Internacionais não aceitará documentos que, mesmo postados até o dia 30 de janeiro, cheguem após o dia 7 de fevereiro. O atraso no envio e/ou a falta de algum documento implicará a desclassificação automática, sem nenhum tipo de recurso nem prazo para complementar. Para evitar problemas com a entrega, solicitamos que enviem com aviso de recebimento (AR).
A classificação dos candidatos que atendam os pré-requisitos e tenham enviado toda a documentação, será feita com base em suas notas, contidas no histórico escolar. Em caso de empate, a Comissão Executiva Nacional do PT terá a responsabilidade do desempate.Uma vez concluída a pré-seleção, a lista será enviada à Embaixada de Cuba, a quem caberá realizar o processo final de seleção. Esta seleção incluirá uma entrevista com o/a candidato/a, bem como análise da documentação entregue. O Governo cubano, através de sua Embaixada, pode requisitar o reenvio e/ou atualização de algum documento.O endereço para o envio da documentação é:
Partido dos Trabalhadores